Aplicações

Família
Designação
Aplicação
Aço Rápido
M35
Ferramentas de desbaste e acabamento de alta solicitação de fresas e ferramentas de perfil, brocas especiais para usinagem de materiais de alta resistência.
M2
Indicados para brocas helicoidais de alta qualidade, fresa de todos os tipos, machos, cossinetes, ferramentas de corte, punções, matrizes de estampagem profunda e outras ferramentas de deformação plástica à frio.
Aço Ferramenta para trabalho a frio
D2
Indicado para matrizes para estamparia, corte, cunhagem, furação e extrusão a frio, buchas, laminadores de rosca, calibres, moldes para cerâmica, ferramenta de repuxamento.
D6
Matrizes para corte, estamparia, forjamento a frio, rebarbador a frio e a quente, calibres, punções, mandris, fieiras para trefilação, moldes para cerâmica.
O1
Ferramentas de corte, estamparia, forjamento a frio, rebarbador a frio e a quente, calibres, punções, mandris, fieiras para trefilação, moldes para cerâmica.
S1
Trabalho a frio: Talhadeiras, rebitadores, ponteiras de martelete pneumático e facas para corte de chapa. Trabalho a quente: Punções de furação, ferramentas para reclaque e navalhas de tesouras.
APW
Aços com acabamento superficial (retificada e polida). Empregado na fabricação de brocas, alargadores, tarrachas, pinos guias, fornões, punções, instrumentos de medição.
Aço Ferramenta para trabalho a quente
2714
Blocos para matriz, cunhos, estampos para forjamento em prensas e martelos, lâminas para tesoura à quente.
2721
Matrizes de gravuras rasas para forjamento a quente em martelos, faca de tesouras para corte a frio de tarugos e chapas de aço.
H13
Ferramentas para conformação a quente, corte e furação, moldes para fundição sob pressão, estamparia, mandris para estiramento de tubos e extrusão de metais leves, lâminas para tesoura de corte à quente.
H12
Matrizes e insertos de matrizes, para forjamento em prensas, punções à quente, facas para tesouras à quente.
Aço para Molde
P20
Moldes de grandes dimensões para injeção e extrusão de plásticos não clorados e pouco abrasivo e fundição sob pressão de ligas leves.
420
Moldes para injeção de plásticos corrosivos clorados e abrasivos, moldes de vidros, artigos de cutelaria, cirúrgicos e dentário.
H13
Além do uso para trabalho a quente é utilizado em moldes para injeção de plásticos não clorados onde se requer maior resistência ao desgaste, aliado à boa polibilidade, utilizado também para vidros.
Aços Especiais
52100
Usado emf erramentas para trabalho a frio, como brocas, alargadores, machos, ferramentas para repuxo em torno, estampos, punções, ferramentas para extrusão à frio, ferramentas para madeira, facas para papel, componentes de rolamentos, rolete guia de laminação e rolos desempenadores de barras.
8550
Eixos e camisas de cilindros de máquinas extrusoras de plástico, eixos de bombas e eixos em geral, aço nitretação.
6150
Aço utilizado para pinças e molas altamente solicitadas.
Aço Carbono
1020
Utilizado na fabricação de peças estruturais em geral, eixos, parafusos, arruelas e etc. Baixa resistência à tração e elevada soldabilidade.
1035
Utilizado para peças de extrusão à frio e deformação à frio.
1045
Utilizado na fabricação de peças de grande porte que necessitam boa resistência mecânica e soldabilidade, eixos para moenda de cana, eixos em geral, tirantes para presnas.
1060
Utilizado para extrusão à frio, eixos em geral, alta temperabilidade, requer solda especial quando necessário.
Aço para Cementação
8620
Utilizado para engrenagens, eixos, flanges de média e pequena dimensão que após ser cementado e temperado atingi dureza de 60/62 HRC somente na superfície (emm máximo).
8620H
Utilizado para peças forjadas, engrenagens, pinos, etc, com garantia da faixa H (temperabilidade).
4320
Utilizado para peças de grandes deimensões que após serem cementadas e temperadas atingem dureza de 60/62 HRC somente na superfície (2mm máximo).
16MnCr5
Material utilizado em peças que serão cementadas e temperadas (norma alemã).
20MnCr5
Material utilizado em peças que serão cementadas e temperadas (norma alemã).
Aço para beneficiamento
4140
Aço de alta temperabilidade. Utilizado para virabrequins, eixos, bielas, etc.
8640
Aço de alta temperabilidade, boa soldabilidade. Utilizado para virabrequins, eixos e engrenagens muito solícitas.
4340
Aço de alta temperabilidade. Utilizado para peças com muita solicitação, com grnade resistência à torção. Requer solda especial quando necessário.